A hora da estrela, um dos livros mais famosos da aclamada escritora brasileira Clarisse Lispector. 40 anos desde sua primeira publicação, confira a sinopse e nossa opinião sobre a obra.
A hora da estrela – sinopse
Essa edição traz uma série de textos de referência, de estudiosos e ensaístas brasileiros e estrangeiros.
Uma obra que reconcilia inovação estilística com os problemas sociais enfrentados por aqueles que, assim como Macabéa, são obrigados a deixar o Nordeste em busca de melhores condições de vida em outros lugares, nem sempre hospitaleiros.
Seu talento se manifestou nos mais diversos campos literários, do romance ao conto, da crônica ao livro infantil, sempre com um toque único.
Clarice é tão única que pode ser descrita apenas como Clarice, assim como Machado de Assis é apenas Machado. Clarice é, claro, um enigma. Um mistério que amamos decifrar, mesmo sabendo que toda conclusão é apenas provisória e forçosamente parcial, diante de seu talento poliédrico e original.
Minha opinião sobre a obra
Antes de dar a minha opinião, gostaria de contextualizar que não sou uma pessoa com gosto refinado em clássicos. Leio alguns, mas não me vejo na posição de fazer uma crítica “justa”. Mas de qualquer forma o sucesso do livro fala por si. É uma obra impar e muito estudada não só por estudiosos brasileiros mas tambem profissionais de todos os lugares do mundo.
Mas confesso que fiquei com pouca paciência no inicio da obra. A autora ensaia muito o ínicio da obra. Mas eu acredito que tenha sido proposital. Mostra um escritor relatando a vida da personagem principal, mas no inicio ele quer falar mais dele mesmo do que do assunto em questão.
Com o desenrolar da obra, começa a ficar interessante, e eu entendi a complexidade de tudo que estava me sendo exposto. Um retrato perfeito de uma vida que pode representar muitas outras. Concordo quando dizem que Clarisse é habilidosa e tem um jeito único de escrever.
Eu recomendo a leitura sem sombra de dúvidas.